Entendendo a diferença nas versões de Rekordbox.

Rekordbox

Para quem escolhe tocar com equipamentos da marca Pioneer precisa entender bem qual a diferença entre as versões do software.
No site www.rekordbox.com é possível baixar todas as versões:

– Rekordbox (FREE);
– Rekordbox DJ ($129,00);
– Rekordbox DVS ($99,00);
– Rekordbox Video ($149,00).

Rekordbox (Export):

Essa versão é a primeira de todas, é gratuita e serve exclusivamente para gerenciar seus arquivos. Com ela é possível montar suas playlists, analisar grids, tonalidade, criar a waveform que vai aparecer nos displays, além de acionar recursos modernos como até 10 cue points, loop point e active loop, como também até 8 hot cues. Quando não se usa Rekordbox, mais de 50% dos recursos disponíveis no equipamento não estarão disponíveis. Esse Rekordbox quando instalado fica aberto em uma aba chamada Export.

Rekordbox

Rekordbox DJ (Performance):

Versão criada para quem quer tocar com sistemas de controle externos como controladoras, por exemplo. A versão DJ é um Rekordbox para tocar com ele ao vivo como se fosse um Serato ou Traktor. A licença deve ser comprada a parte por 129,00 dólares e ativada dentro do Rekordbox gerenciador. A partir desse momento a aba Export poderá se intercalar com a aba Performance (Rekordbox DJ). É importante lembrar que, para preparar e gerenciar seus arquivos, continuará sendo na aba Export. A aba performance será usada somente na execução dos seus sets.

Rekordbox

Rekordbox DVS (Time Code):

Softwares do tipo DVS são capazes de tocar sendo controlados por sistemas de timecode, que geralmente são usados para emular a operação de discos de vinil nos toca discos. O vinil controler tem uma freqüência continua gravada capaz de controlar o deck do software. Para usar o Rekordbox DVS você deve ativar a licença DVS por 99,00 dólares dentro do Rekordbox DJ que já estava instalada dentro do Rekordbox, como explicado acima.

Rekordbox

Rekordbox Video:

Uma ótima opção para os DJs que preferem tocar música em vídeo. Essa versão deve ser instalada dentro do Rekordbox DJ usando formato de arquivos de vídeo. Para essa versão a Pioneer DJ criou uma controladora especial, a DDJ-RZX.

Rekordbox

O ambiente de tratamento das musicas sempre será a versão Export, independente se você está usado CDJs, XDJs, controladores ou time codes.

Por André Motta
(DJ, produtor, instrutor do curso de DJ da AIMEC e CEO da AIMEC Brasil)

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d bloggers like this: